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terça-feira, 7 de outubro de 2014

Conheça a arte por detrás de marcas e lugares famosos

Quando nos deparamos com algumas marcas e produtos dificilmente nos damos conta do que há por trás de sua produção ou origem. Muitas vezes, determinado logotipo ou identidade visual foi nada mais, nada menos do que uma criação exclusiva de nomes conceituados do meio artístico. Por isso, separamos algumas peças famosas de artistas consagrados, que acabaram esquecidas no imaginário cotidiano.

Biscoito Piraquê

Quem um dia já teve infância conhece bem os biscoitos Piraquê. Presentes no lanche da escola, na pausa para matar aquela fome na praia, no piquenique com amigos. Quem não lembra do famoso “Presuntinho” ou do biscoito “Bolinha”?!

Mas poucas pessoas sabem que o design da marca Piraquê foi produzido pela artista plástica Lygia Pape. Nos anos 70, ela foi responsável pela criação de toda a identidade visual da marca, além de inovar, criando um outro conceito para o empacotamento dos biscoitos que, depois foi copiado por outras indústrias do Brasil e do exterior. Antes da criação da artista, os biscoitos eram guardados em caixas ou latas padronizadas, independente do seu formato. Lygia, portanto, desenvolveu um método próprio de cortar e colar o papel de embalo, de modo que ele passou a envolver os biscoitos sem gerar sobras dos lados, acima ou abaixo. Os biscoitos passaram a ser empilhados verticalmente e o papel plástico apenas se sobrepunha a esta pilha, criando a forma que as embalagens de Maria, Maisena e Cream Crackers têm até hoje, ou seja, a de sólidos espaciais (cilindro, ovaloide e paralelepípedo).



Chocolate do Oscar Niemeyer

Nem só de concreto viveu o arquiteto Oscar Niemeyer. Além de ser famoso na construção civil, o artista criou um chocolate exclusivo para a marca de chocolates gourmet Aquim. Nomeado de Q, o chocolate é sonho de consumo das madames cariocas que chegam a pagar mil reais por uma caixa (!)

O chocolate tem lá seus requintes, cacau selecionado, pouquíssimo açúcar e nenhuma essência ou aromatizante. Será que vale a pena? Só experimentando para saber…



Irmãos Campana e o Museu D’Orsay

Que os irmãos Campana são designers de cadeiras e até de sandálias Melissa todo mundo sabe, o que pouca gente conhece é que os designers criaram uma nova identidade visual para o Café do Museu D’Orsay, em Paris. Verdadeiro orgulho para os brasileiros, os irmãos Campana ganharam o mundo e conquistaram o gosto dos franceses. No País da moda e em um dos museus mais famosos do mundo os designers brasileiros estão dando o que falar. O design inspirado na obra de Júlio Verne, “Vinte Mil Léguas Submarinas”, leva o cliente para uma viagem à atmosfera marítima. As cadeiras, inspiradas nas plantas aquáticas eternizadas nas obras de Claude Monet, dão um tom de requinte e modernidade ao espaço. Vai ser difícil querer sair da cafeteria e voltar a exposição depois de se acomodar num espaço tão interessante…



O Guaraná Jesus e o Design

Quem conhece o Guaraná Jesus sabe que a bebida além de ter nome pitoresco, é cor-de-rosa! Apesar da coloração e do nome suspeito a marca representa fortemente o estado do Maranhão e sua cultura. Pensando nisso, o design da bebida ganhou nova cara e traços inspirados nos azulejos coloniais portugueses de São Luís, capital do estado. Uma sábia escolha da marca Coca-Cola, que tinha receio de quebrar o imaginário nostálgico e folclórico da bebida. A intenção era trazer um novo design visual para o produto, sem perder as características locais que o refrigerante carrega consigo. O resultado foi tão surpreendente que o design da lata recebeu a medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design, o Idea, a maior premiação mundial de design.





Com certeza depois de ler esse post você vai olhar com mais atenção ao seu redor.

A arte está em tudo ou tudo pode ser arte?

Biaah'

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