_

_

Meu Livro sz

Diferentes - Mais um Livro

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Se você conseguisse dobrar um papel 103 vezes, provavelmente o Universo acabaria



Quem ganhar uma aposta de qualquer cara no Universo? Aposte com ele que ele não consegue dobrar um papel ao meio 103 vezes. Isso porque, matematicamente, é impossível realizar essa operação, já que as dimensões do papel excederiam as do próprio Universo – que é tão grande que, só pra lembrar, levaria bilhões de anos-luz para ser percorrido.

Por sua vez, um ano-luz é a distância que um fóton percorre em um ano, à velocidade de 300 mil km por SEGUNDO! Ou seja, é bem rápido, o que faz dessa distância literalmente impossível de percorrer, imagine então de dobrar.

O recorde mundial atual é de Britney Gallivan, que fez meras 12 dobraduras, deixando o papel um pouco mais espesso que uma mão. Por sorte, porque se tivesse continuado, poderia ter acabado com o mundo! Acompanhe aqui o crescimento exponencial de volume a cada vez que se dobra um papel, lembrando que, a cada dobra o valor é multiplicado por 2 – e por isso aumenta tão rapidamente.



– ao dobrar o papel pela terceira vez, ele terá a espessura de um prego;



– na sétima dobra, ele terá a espessura de um caderno de 128 páginas;



– com 10 dobras, o papel terá a largura da sua mão;



– após 23 dobras, você chega a um quilômetro;



– após 30 dobras, você pode chegar ao espaço, pois seu papel terá 100 km de altura;



– com 42 dobras, você poderá ir à Lua, e com 51, você vai queimar no sol;



– agora avance para 81 dobras, e seu papel terá 127.786 anos-luz, quase tão grosso quanto a galáxia de Andrômeda (abaixo), com diâmetro estimado em 141 mil anos-luz;



– após 90 dobras, seu papel terá 130,8 milhões de anos-luz de espessura, maior que o diâmetro do Superaglomerado de Virgem, estimado em 110 milhões de anos-luz. Esse aglomerado contém a Via Láctea, Andrômeda e cerca de 100 outros grupos de galáxias;



– e, finalmente, após 103 dobras, você ficará fora do universo observável, cujo diâmetro é estimado em 93 bilhões de anos-luz.



Bom, além de ser impossível, como você percebeu, agora vamos explicar porque o título.

1) Dois corpos não ocupam o mesmo lugar, de acordo com a física, e para criar um papel com 103 dobraduras, você precisaria de um espaço vazio do tamanho do Universo para colocá-lo dentro.

2) Para que um papel dobrado 103 vezes tivesse a espessura do Universo, qual seria seu tamanho original?



3) Ainda que o espaço e os planetas e estrelas cedessem lugar para o seu papel, e você tivesse um papel desse tamanho e conseguisse dobrá-lo, não me pergunte como, o campo gravitacional que ele geraria, sendo um objeto maciço com as proporções do Universo, provavelmente criaria um campo gravitacional tão grande que o Universo implodiria, ou ele seria “engolido” por algum buraco negro no meio do caminho, mais provavelmente. E você iria junto.


Biaah'

Nenhum comentário:

Postar um comentário